domingo, 27 de novembro de 2011

Vaqueiro Nordestino


É o tipo de maior expressividade no Sertão Nordestino. Fisicamente é magro, com peguena musculatura, desajeitado e calmo, porém, ao perseguir uma rês que foge, torna-se intrépido e arrojado.
Foi formado do contato do branco com o indígena, embora deve possuir algo do sangue negro.
Herdou do índio o espírito aventureiro e o amor pela liberdade e ação; no trabalho de vaqueiro ele se realiza em viver uma vida livre. No seu trabalho usa uma indumentária feita em couro para proteger o corpo dos espinhos e dos galhos das árvores. Essa roupa é bordada à mão com muita arte e é considerado uma peça importanttíssima no Folclore Nacional.
Seguindo a boiada, os vaqueiros cantam um canto triste e harmonioso, o "aboio" que faz parte parte da tradição sertaneja.
A principal distração do Vaqueiro é a Vaquejada.

Peças da roupa de um Vaqueiro

CHAPÉU - Chato e redondo, de abas curtas e preso ao queixo pelo barbicacho; atualmente o chapéu está afunilado.
GIBÃO OU JAQUETA - Casaco curto trabalhado à mão; embaixo deste, uma camisa de tecido de algodão.
PERNEIRAS - São as calças, presas na cintura. Por baixo uma calça comum que aparece onde o couro não proteje, justamente na parte do assento.
QUARDA-PEITO - Colete solto, com bordados de retrós; o guarda-peito é preso atrás por 4 tiras, duas na altura do pescoço e 2 na cintura, ele fica e embaixo do gibão.
GUANTES - Espécie de luvas que protegem, apenas, o dorso da mão.
SAPATOS DE COURO - Duráveis e fortes, defende os pés dos espinhos e pontas ásperas. Nos sapatos amarram as esporas que são feitos de ferro.
Antigamente, usava uma vara guarnecida com uma ponta de ferro rabuda, que servia para o abate ou afastamento das reses.
O cavalo é pequeno e forte como o dono. A sela é confeccionada em couro curtido especializada. As vezes, colocam no animal o "peitoral", larga faixa de couro que lhe protege o peito.
Seguindo a boiada, os vaqueiros cantam triste e harmonioso, o ''aboio'', que faz parte da tradição sertaneja.


Carnaíba do Sertão

A igreja de Santa Terezinha em Carnaíba do Sertão.

Antigamente era a fazenda Recreio do 1º Prefeito de Juazeiro, Francisco Martins Duarte ( 26.04.1892 a 21.04.1896 ). Depois, passou a chamar Carnaíba, mas ainda é conhecida por Recreio. Era Visitada por Franceses, Portugueses e por vários estrangeiros que vinham atraído pelo bom clima da região e a procura da cura de suas doenças. 
Estação e Linha Férrea.
Foi o Sr. Pedro Dias em 1027, junto com os Franceses que vinheram se curar de doenças e depois de curados construíram a Capela de Santa Terezinha, que é uma Santa Francesa, a imagem veio da Franca que até hoje existe na capela. A igreja de Santa Terezinha Fica em um alto que tem uma vista privilegiada de toda a cidade. 


A Caeira - Carnaíba do Sertão

 A Caeira é o formo onde se processa a queima da pedra bruta "Calcária" que se transforma em cal.
 A Cal é usada com cimento, ou misturada com o cimento , muito usada nas construções. 
 A Cal também é muito usada nas usinas de açúcar para refinar o açúcar.

Mapa dos Distritos de Juazeiro Bahia


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...